Tamanho do texto

+
A
--

"Óculos de Computador", visão confortável diante da tela

Quando você trabalha em um computador por qualquer período de tempo, é comum passar pela experiência de fadiga ocular, visão turva, olhos vermelhos e outros sintomas da síndrome da visão de computador. Isso ocorre porque as demandas visuais de trabalho em um computador são diferentes daquelas associadas com a maioria das outras atividades.

Para quem tem menos de 40 anos de idade, o cansaço visual ou visão turva durante o trabalho de computador pode ser devido a uma incapacidade dos olhos para permanecer focado com precisão na tela ou porque os olhos têm dificuldade para mudar o foco do teclado para a tela e voltar ao teclado em períodos de tempo prolongados. Estes problemas de focagem muitas vezes estão associados com a síndrome da visão de computador. Já para quem passou dos 40, o problema pode ser devido ao aparecimento da presbiopia - a perda de foco relacionada com a idade e que também pode causar sintomas da síndrome da visão de computador.

Para começar, é importante fazer um exame oftalmológico completo para descartar problemas de visão e atualizar o grau dos óculos. Estudos mostram que mesmo pequenas incorreções nas lentes de prescrição podem contribuir para problemas de visão por computador.

Quem não precisa de óculos de grau para a maioria das tarefas e, ainda assim continua a sentir desconforto visual quando utiliza o computador, precisa considerar a compra de óculos personalizados para usar diante das telas. Estes óculos são prescritos especificamente para reduzir o cansaço visual e proporcionar uma visão mais confortável diante do computador.

Embora por vezes sejam chamados de "óculos de leitura de computador", é melhor chamar de óculos projetado especificamente para o uso do computador ou "óculos de computador" de forma a distingui-los dos tradicionais óculos de leitura convencionais. Óculos de computador colocam o poder da lente de forma ideal para a visualização da tela do computador, onde se necessita de um campo claro de vista, sem a necessidade de esforço da focalização excessiva ou posturas insalubres.

A maioria das pessoas usa óculos para corrigir a visão à distância. Óculos de leitura são prescritos para corrigir a visão de perto. E bifocais são prescritos para pessoas com mais de 40 anos de idade com presbiopia para corrigir perto e longe. Mesmo trifocais e lentes progressivas (que têm algum poder da lente para visão intermediária), muitas vezes não têm uma zona intermediária grande o suficiente para uma visão confortável diante do computador.

Portanto, resista à tentação de comprar óculos de leitura para usar como “óculos de computador”. Porque, para se obter todos os benefícios deste tipo de óculos, o melhor mesmo é ouvir a palavra de um oftalmologista experiente.

Porém, antes de agendar o exame de olho, deve-se medir o quão longe se senta da tela do computador. A medida deve ser feita a partir da ponta do nariz até a superfície da tela do computador. Esta medida deverá ser levada no dia do exame para que o oftalmologista a utilize para determinar o poder da lente ideal para os óculos de computador.


(Fonte: All About Vision)

Prev Next

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)