Tamanho do texto

+
A
--

A vertigem e a visão

O nome pode variar muito, dependendo do paciente. Em geral, as palavras e expressões usadas pelos para descrever distúrbios associados ao equilíbrio são variadas e surpreendentemente vagas. Vão desde queixas de "turvação visual", "visão dupla", "ficar zonzo" até, simplesmente, chamar de zonzeira, tontura, tonteira, perda dos sentidos e fraqueza.

Tontura é o termo que representa genericamente todas as manifestações de desequilíbrio. Vertigem é um tipo particular de tontura, caracterizando-se por uma sensação de rotação, o que faz dela também o tipo mais freqüente de tontura.

A vertigem normalmente é definida como uma manifestação visível, de que algo está errado, e sua origem pode ter muitas patologias diferentes. É aquela ilusão de movimento do corpo ou do ambiente algumas vezes definida adicionalmente como rotatória ou unidirecional. Freqüentemente é associada com outros sintomas como impulsão (sensação do corpo empurrado ou arremessado para o espaço), osciloscopia (ilusão visual de movimento para frente e para trás), náuseas, vômitos e ataxia de marcha. O problema pode ser acompanhado por náuseas e perda do equilíbrio.

O diagnóstico da vertigem pode demorar a ser identificado, devido a suas muitas possíveis causas. É recomendado que se procure rapidamente um otorrinolaringologista, e guardar cada um dos sintomas que sentiu, para detalhá-lo ao médico. Pois, quanto mais detalhes, maior será mais fácil será de ser realizado o diagnóstico.

Também chega-se a um diagnóstico pelo exame neurológico, testes de audição, testes de campo visual, ataxia, disartria, diplopia, anormalidades de nervos cranianos. Ou por estudos de investigação, compostos por exames de sangue (deficiência de vitamina B12, diminuição níveis hormonais); exame do líquor (aumento de proteínas, tumores, polineuropatias, infecção); exames de imagem (tomografia de encéfalo, ressonância magnética de encéfalo) ou por audiometria, eletronistagmografia e resposta evocada auditiva.

Já os olhos podem trazer dados importantes para o médico, pois os movimentos anormais dos mesmos costumam indicar uma possível disfunção do ouvido interno, ou das ligações nervosas, entre ele e o cérebro. A vertigem é uma doença do sistema nervoso, que atinge diretamente a visão, podendo causar ilusões de ótica, que confundem a visão e dão tonturas na pessoa afetada.

Neste caso, também existem várias alternativas que auxiliam no diagnóstico de vertigem, como técnicas que avaliam interações entre o vestíbulo e os movimentos oculares, feitos a partir de um exame que permite diagnosticar distúrbios de equilíbrio corporal.

Atualmente, o tratamento das doenças ou distúrbios do equilíbrio consiste numa associação de providências que devem ser tomadas para se obter resultados mais satisfatórios.

(Fonte: ABC da Saúde)

Prev Next

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)