Tamanho do texto

+
A
--

Os Olhos - afacia

Afacia (também conhecida como Afaquia) é a incapacidade de acomodação do olho a diferentes distâncias devido à extração do cristalino por meio cirúrgico quando este se torna opaco, comprometendo a visão. Essa condição é correspondente à hiperopia refrativa.

A afacia monocular é um caso especial, principalmente em jovens. É quando a imagem retiniana do olho que sofreu a cirurgia em consequência de uma catarata traumática torna-se algo em torno de 28% maior que a do olho normal, desde que se considere que a correção seja feita apenas com o uso de óculos.

Tal diferença resulta numa aniseiconia, ou seja, numa anomalia em que há uma diferença de tamanho nas imagens formadas. Quando chegam ao cérebro, tais imagens se fundem causando uma sensação de dupla imagem - a diplopia.

Isso compromete a visão binocular, já que o olho afácico corre o risco de não participar da visão. Com o passar dos anos, o olho afácico acabrá por apresentar sintomas de ambliopia, causada por anisometropia e exotropia, sendo irreversível tal processo, ainda que se utilize um método adequado de correção.

Ao se substituir óculos por lentes de contato pode ocorrer uma diminuição da aniseiconia reduzindo por volta de 60% a diferença entre as imagens. Já com a implantação de lentes intra-oculares ou, ainda, com o uso de telessistemas monoculares, como o de Galileu - ainda que este causa problemas psicológicos por questões estéticas -, a aniseiconia é eliminada.

Tal problema não existe na afacia binocular, pois as imagens estão ampliadas na mesma proporção e a fusão no cérebro permite a visão binocular sem a ocorrência da dupla imagem.

Os olhos afácicos são caracterizados por um maior volume aquoso, uma câmara anterior profunda, iridonesia e, por causa da iridectomia, uma maior entrada de luz pela pupila.

Prev Next

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)