Tamanho do texto

+
A
--

Óculos, usar ou não usar? Eis a questão, mulherada

Saúde Visual já publicou artigo mostrando uma pesquisa realizada pelo Sight Care Group revelando que 1/4 das mulheres britânicas que precisam de óculos se recusam a fazer exames oftalmológicos para avaliar a visão, o que significa que 7,5 milhões de britânicas sabem que tem problemas na visão, mas lutam contra isso por acreditar que o uso de óculos as faz sentir-se pouco atraente.

Acontece que este ‘mérito’ não cabe apenas às britânicas.

Segundo um estudo feito pelo Ibope, 66% das mulheres diz que os óculos não agregam estilo ao visual. Outras 33% confessaram que já deixaram de usar suas lentes mesmo sabendo que o acessório poderia fazer falta. A pesquisa, que ouviu 284 mulheres usuárias de óculos com idades entre 18 e 64 anos, foi patrocinada pela marca de lentes Transition. Os dados também apontam que um dos principais motivos das mulheres deixarem seus óculos de grau dentro de gavetas é a dificuldade que elas têm de encarar esses objetos como acessório de moda.

Especialistas afirmam que deixar de usar óculos, ainda quando seja necessário, não prejudica os olhos, já que depois dos sete anos de idade, quando a visão já está completamente formada, o acessório serve apenas como uma espécie de apoio e, assim, não existe perigo de danificar o órgão ou fazer com que aumente o grau de problemas como miopia ou hipermetropia, já que o aumento no grau não depende do uso dos óculos por se tratar de um processo natural do corpo à medida que envelhecemos.

O problema de ignorar os óculos aparece principalmente entre as mulheres mais velhas, que passam a sofrer de presbiopia, processo conhecido popularmente como vista cansada e que faz com que as pessoas tenham mais dificuldades para ver de perto.

Porém, mesmo diante desta pesquisa, o setor de moda garante que os óculos ganharam status de acessórios de moda atuais, ajudando a revelar o estilo de quem os usa. Como prova disto, os fashionistas destacam as celebridades que fazem questão de posar para fotos com seus óculos de grau. As peças com lentes grandes e aros grossos caíram nas graças dos descolados e antenados na moda a ponto de, garantem eles, muitas pessoas que não precisam de óculos acabam dando um jeitinho de usar o acessório. Isso mesmo: quem precisa, não quer usar. Quem não precisa, quer.

Para atender a estas pessoas (as que não precisam) já existe no mercado, inclusive, óculos de lente plana, também conhecidos como “clear lenses” - peças imitam a estética dos óculos oftalmológicos cujas lentes, porém, são transparentes e não possuem grau algum.

Coisas do universo feminino que é melhor nem tentar entender...


(Fonte: R7)

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)