Tamanho do texto

+
A
--

Os Olhos - Pálpebras, cílios e sobrancelhas

As pálpebras são dobras finas da pele e músculo que cobrem e protegem os olhos. Sendo que os músculos orbiculares são os responsáveis em retrair as pálpebras fazendo o movimento de abrir e fechar dos olhos que, em verdade, é um processo tanto voluntário como involuntário para proteger os olhos da poeira e de poluentes do ambiente externo com o auxílio dos cílios.

A pálpebra ajuda ainda a espalhar a umidade das lágrimas na superfície dos olhos quando se fecham e evitam o ressecamento dos olhos. Quando determinado objeto se aproxima dos olhos, as pálpebras são acionadas e se fecham rapidamente para evitar o contato, protegendo os olhos de algum tipo de dano.

O movimento das pálpebras é de vital importância para as funções do globo ocular porque, quando se fecham, protegem os meios expostos do globo, defendendo-o de impurezas. Já a pressão intermitente das pálpebras faz um tipo de massagem ativando o metabolismo ocular e, além disso, o movimento das pálpebras estimula e distribui as lágrimas sobre o globo ocular. Quando fechamos as pálpebras, interrompemos a entrada da luz e, assim, as células sensoriais da retina repousam, recuperando, assim, suas substâncias químicas.

Um detalhe curioso é que, ao tossirmos ou espirrarmos, as pálpebras se fecham forçosamente, impedindo, desta forma, que se rompam os delicados vasos capilares da conjuntiva e da esclera. O mesmo acontece nos impactos violentos repentinos.

Os cílios, por sua vez, são como pequenas vassouras que protegem os olhos de poeira e pequenos insetos que caiam na região. Atuam, também, um escudo que impede que objetos externos entrem e possam danificar o globo ocular.

Cílios também filtram a luz do sol. Se não fosse assim, o olho se irritaria permanentemente, além de sofrer uma possível defasagem de tonalidades a falta de uma moderação da luz. Em média, nasce um cílio novo por dia.

As sobrancelhas (também conhecidas como sobrolho ou supercílio) servem para impedir que alguma sujeira, como o suor que escorre da testa, por exemplo, entre nos olhos. O nome vem do fato de estarem localizadas logo acima da celha (os cílios).

Prev Next

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)